quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Estudantes incendeiam bancos e comércios no 19º dia de protestos na Grécia

Três concessionárias estrangeiras de automóveis, uma agência bancária e um edifício do governo foram incendiados na madrugada desta quinta-feira em Atenas, no 19º dia de protestos desde a morte do adolescente Alexis Grigoropoulos, no último dia 6, assassinados a tiros por um policial.

Desde a morte de jovem, gregos vivem a maior onda de protestos dos últimos 30 anos
O primeiro ataque ocorreu contra a entrada de um banco no bairro Palio Faliro, zona sul da capital. Os estudantes explodiram uma bomba feita com um butijão de gás e destruíram parte da agência.

Duas horas depois, os estudantes atiraram latas de gás em três carros de uma concessionária da Citroën, no centro de Atenas.

Três carros da concessionária da Opel [marca da GM] também foram atingidos. Nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques, que acontecem após a maior onda de protestos violentos na Grécia nas três últimas décadas.

Na última terça-feira (23), durante uma manifestação pacífica, os jovens anunciaram o fim do "primeiro ciclo" de protestos. O movimento, conforme os estudantes, seria retomado no próximo dia 9 de janeiro, depois das festas de fim de ano.

Nesta semana, um furgão policial foi alvo de tiros disparados do campus universitário de Atenas com dois fuzis de tipo Kalashnikov, sem vítimas.

A organização desconhecida "Ação Popular" assumiu a responsabilidade pelo atentado através de uma ligação telefônica na quarta-feira ao jornal digital "Zougla.gr".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manifeste-se